top of page
Grupo 320.png

CONHEÇA

OS NOSSOS PARCEIROS

Neste projeto estiveram envolvidas várias entidades de referência nacional na instalação de povoamentos de eucalipto.

Logos Parceiros IEPE.jpg

OFA - Organização Florestal Atlantis

Fundada em 2009, é associação sem fins lucrativos, que opera na fileira florestal da região Centro Litoral, mais especificamente nos concelhos de Anadia, Cantanhede, Figueira da Foz, Mealhada, Mira, Montemor-o-Velho, Oliveira do Bairro e Vagos. 

A ação da OFA é transversal a toda a fileira e visa apoiar, representar e integrar todos os intervenientes da Floresta regional, desde os proprietários florestais até à indústria, passando pelos centros de conhecimento / investigação e pelas entidades públicas com ação no domínio florestal.

Registada no ICNF enquanto Organização de Produtores Florestais, a OFA, na sua ação, tende ser a casa da defesa e promoção da floresta regional e o centro de referência no apoio ao produtor/proprietário florestal, colocando à sua disposição um conjunto de serviços e produtos especializados que potenciem uma melhor e mais sustentável Floresta.

RAIZ - Instituto de investigação da floresta e papel

Fundado em 1996, é um centro privado, sem fins lucrativos, de investigação florestal e tecnológica. Desenvolve as suas atividades visando a produção e transformação de conhecimento em produtos, tecnologia e serviços nos domínios da floresta, pasta, papel e biorrefinarias de base florestal.

Reconhecido como entidade do Sistema Científico e Tecnológico Nacional e como Centro de Interface – Centro de Valorização e Transferência de Tecnologia – o RAIZ é financiado maioritariamente pela The Navigator Company, por outras entidades privadas e por fundos públicos, nacionais e europeus.

Faz parte da missão da área de I&D e Consultoria Florestal do RAIZ gerar conhecimentos e desenvolver tecnologias de produção florestal que privilegiam o uso racional dos recursos naturais, a valorização dos serviços ecossistémicos e a preservação do ambiente. Estes aspetos são considerados de forma transversal nos projetos de I&D florestal em melhoramento genético, biotecnologia, solos e nutrição de plantas, gestão integrada de pragas e doenças, ecofisiologia, biometria entre outros.

Escola Superior Agrária do 
Instituto Politécnico de Coimbra

A Escola Superior Agrária de Coimbra (ESAC) está integrada desde 1985 no Politécnico de Coimbra. Ministra Cursos Superiores Técnicos Profissionais, Licenciaturas e Mestrados nas áreas de agricultura biológica, agropecuária, ambiente, biotecnologia, ecoturismo, florestas, gastronomia e tecnologia alimentar, caracterizados por uma componente profissionalizante e por uma ligação ao tecido empresarial, associações e cooperativas.

Está envolvida em c.a. 50 projetos nacionais e internacionais que dão suporte à atividade letiva e se interligam com a atividade de I&D do CERNAS.

J JM Esperança

É uma empresa portuguesa com um papel reconhecidamente relevante no sector do fabrico e reparação de equipamentos metálicos, onde opera desde a segunda década do século passado. Assente numa enorme capacidade tecnológica para o desenvolvimento de projetos de equipamentos comprovadamente robustos e numa perfeita adequação ao fim a que se destinam.

O negócio core é a conceção, fabrico e montagem de implementos em construção soldada para os sectores da construção civil e obras públicas, indústria extrativa, movimentação de madeiras, mobilização de solos e movimentação de cargas (máquinas industriais), agricultura, floresta, material rodoviário e ambiente.

A JJM Esperança, Lda / SPR Esperanças, produz modelos próprios ou em parceria com grandes empresas nacionais e internacionais.

ANEFA Ass. Nacional 
de Empresas Florestais
Agrícolas e do Ambiente

Com impacte ao nível do mundo rural a ANEFA mantém desde 1989 uma presença assídua nos diferentes grupos de trabalho e junto das Instituições Oficiais, facto que lhe tem proporcionado intervir nas principais questões que respeitam às suas áreas de intervenção, quer em defesa dos interesses das empresas suas associadas quer da Agricultura, da Floresta e do Ambiente.

 

A ANEFA faz ainda parte das principais confederações internacionais que representam os prestadores de serviços nesses setores – CEETTAR, EFNA e ELCA onde assume diferentes participações nas comissões respetivas.

GreenClon

A GreenClon, Lda empresa sediada em Cantanhede, sempre teve por base a Inovação Tecnológica em cooperação com outros parceiros, de forma a promover o desenvolvimento tecnológico com aplicação empresarial. A atividade empresarial com maior relevância era a atividade viveirista, com recurso à micropropagação de plantas selecionadas com o objetivo de melhorar a qualidade de plantas disponíveis no mercado e com qualidade e adaptabilidade superior.

 

Ao longo do tempo, a GreenClon, Lda aumentou o leque de atividades, sendo neste momento também prestadora de serviços agrícolas e florestais, contando com um corpo técnico devidamente qualificado e com formação permanente, de forma a garantir as melhores soluções aos proprietários, desde a plantações/arborizações, limpezas de mato, desbastes, etc.

ForestFin

A sua equipa tem mais de 30 anos de experiência e é responsável pela execução de inúmeros projetos nas áreas da floresta, agricultura, ambiente, paisagismo e cartografia / registo fundiário.

A experiência adquirida, tanto em termos de conceção como de execução, possibilitou à Forestfin criar uma rede de parcerias que lhe permite prestar um vasto conjunto de serviços nestas áreas.

A Forestfin foi considerada “ A Melhor Consultora Ambiental - Portugal” em 2014 pela Acquisition International Finance Awards, e foi finalista em investigação e desenvolvimento nos Prémios à Inovação da CCAM em 2017 com equipamento Rustech.

 

A Forestfin também fez parte do consórcio que desenvolveu o Projeto SIMWOOD, que tinha como objetivo promover a mobilidade dos produtos florestais na Europa.

Leitão & Cavaleiro Silvicultura
e Exploração Florestal

A Leitão & Cavaleiro, Lda. é uma empresa especializada em silvicultura que investe na qualidade e inovação nas operações florestais.

 

Oferece aos seus clientes serviços de manutenção florestal sustentável, quer no custo das operações, quer na melhoria de produtividade e/ou diminuição de risco de incêndio, nunca descurando o equilíbrio entre a fauna e a flora, preservando a biodiversidade.

 

A Leitão & Cavaleiro faz a avaliação de povoamentos e apresenta planos de manutenção especializados, colocando no mercado as melhores soluções para o aumento de produtividade da floresta.

bottom of page